Benefícios do alho para a saúde

Todo mundo sabe que o alho faz muito bem para a saúde. Aqui no Tele Marmitex BH a gente sempre usa o alho esmagado, que é quando o seu principal componente ativo se sobressai, a alicina, que inclusive dá aquele cheirinho característico do alho.

É a alicina que ajuda na saúde cardiovascular e previne infartos e derrames por diferentes mecanismos. Ela ajuda a diminuir a capacidade de coagulação, tornando menos provável o fenômeno da agregação das plaquetas. Resultado: o sangue se torna mais fino e viscoso, por isso o alho já foi apelidado de “aspirina vegetal”. Além disso, o alho também abaixa as taxas de colesterol e tem propriedades anti-inflamatórias.

Quer saber mais? Olha aí:

1. Potentes propriedades medicinais

A alicina entra pelo aparelho digestivo e viaja por todo o corpo, onde exerce seus efeitos biológicos potentes.

2. Nutritivo e de pouquíssimas calorias

Uma pequena porção dele quase não contém calorias, mas carrega grandes quantidades de proteínas, manganês, vitamina B6, vitamina C, selênio, fibras, cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1, além de traços de vários outros nutrientes.

3. Ajuda em gripes e resfriados

O alho também é conhecido por reforçar o nosso sistema imunológico. Estudos já comprovaram que o consumo diário de alho reduz a probabilidade de alguém pegar um resfriado, além de reduzir drasticamente a duração dos sintomas dessa doença.

4. Redução da pressão arterialcoração-alho

Estudos mostram que a ingestão de alho de ter um impacto significativo na redução da pressão arterial. Claro, as doses desse alimento devem ser mais elevadas para que o efeito seja conseguido, o ideal é consumir cerca de 4 dentes por dia. Além disso, a ingestão de alho reduz o colesterol total e o colesterol LDL, principalmente em quem tem os níveis mais elevados.

5. Antioxidantes poderosos

Já ficou provado que altas doses de alho aumentam enzimas antioxidantes em humanos, bem como reduzem o estresse oxidativo em pacientes com pressão sanguínea elevada. Os efeitos combinados sobre a redução do colesterol e da pressão sanguínea, assim como as propriedades antioxidantes, podem ajudar a prevenir doenças cerebrais comuns, como a doença de Alzheimer e demência.

6. Viva mais!

Os efeitos sobre a longevidade são praticamente impossíveis de serem provados em seres humanos, mas dados os efeitos benéficos sobre os faz sentido que o alho pode ajudar você a viver mais tempo.

O fato de que ele pode lutar contra fatores de risco importantes, como a pressão arterial e doenças infecciosas. Estas são as causas mais comuns de morte, principalmente em idosos ou pessoas com sistemas imunológicos disfuncionais.

7. Melhor desempenho nos treinos

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O alho foi uma das primeiras substâncias que se teve notícia de que melhora o desempenho dos atletas. Ele era tradicionalmente usado nas culturas antigas para reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de trabalho das pessoas. Mais notavelmente, foi administrado a atletas olímpicos na Grécia antiga.

Outros estudos sugerem que a fadiga induzida pelo exercício pode ser reduzida com alho.

8. Desintoxicação do corpo

Em doses elevadas, os compostos de enxofre do alho mostraram proteger os órgãos contra danos tóxicos dos metais pesados​​.Um estudo de quatro semanas em funcionários de uma fábrica de baterias de carro descobriu que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%. Também reduziu diversos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dor de cabeça e pressão arterial.

9. Melhora a saúde óssea

Estudos feitos em roedores têm mostrado que o alho pode minimizar a perda de massa óssea, aumentando estrogênio em fêmeas. Um estudo em mulheres na menopausa descobriu que uma dose diária do extrato de alho seco (igual a 2 gramas de alho bruto) diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênios. Isso sugere que o alho pode ter efeitos benéficos sobre a saúde óssea em mulheres. Alimentos como alho e cebola também mostraram ter efeitos benéficos na osteoartrite.

10. O alho é super fácil de incluir na dieta e é uma delícia

prato-alho

Sim, é verdade, o alho é um dos alimentos mais fáceis de incluir na dieta e deixa tudo com um sabor super especial. Então, se você está tentando emagrecer, não se preocupe, sua refeição não irá ficar mais calórica, pois, como vimos logo acima, o alho tem poucas calorias.

Lembre-se também de que é preciso amassar antes de cozinhar, pois se você não fizer isso, os benefícios do alho podem ficar comprometidos. A melhor forma de consumir o alho é cru, ou ainda esmagando-o e cortando-o, deixando-o reservado por um tempo antes de adicioná-lo a suas receitas.

Aproveite nossos pratos! Inclusive o macarrão alho e óleo que está em nosso cardápio todos os dias!

telemarmitexbh@gmail.com e 3889-7988

Fonte: Blog Q48

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