Cuidados essenciais para uma cozinha limpa

Higiene na cozinha é essencial para quem trabalha com alimentação e até mesmo dentro da nossa casa! Por isso, vamos dar algumas dicas que fazem parte do nosso dia a dia para que você nos conheça mais um pouco, mas também para que possa aplicar na sua casa! Vamos lá:

Higiene pessoal – na hora de cozinhar é importante utilizar roupas limpas (ou um avental específico para essa tarefa), lavar as mãos com sabão e tomar cuidado especial com as unhas, que podem acumular sujeira e microrganismos nocivos à saúde.

Lixeiras – O legal é não ter lixeirinha na pia da cozinha, pois facilita a transmissão de bactérias, mas se você tem, deixe-a sempre tampada e longe de onde manuseia os alimentos. O melhor mesmo é mantê-la no chão e optar por modelos com pedal, em que você não precisa tocar com as mãos.

Utensílios – dispense todos os utensílios de madeira – tábuas, colheres, espátulas, entre outros -, que acumulam bactérias e dificultam a higienização completa. “Priorize sempre os materiais atóxicos, como panelas de inox, cerâmica, vidro e utensílios de silicone ou bambu.

Esponja – é fundamental redobrar a atenção com esse item que, graças à umidade e ao acúmulo de alimento, favorece a proliferação de bactérias. Higienize imergindo-a em solução clorada por 5 a 10 minutos. Depois, enxágue com água filtrada e deixe secar em local arejado.

Higienização dos alimentos – as folhas, frutas e legumes devem ser lavar em água corrente, imersas em solução clorada e enxaguadas com água filtrada antes do consumo. Recomendamos Hidrosteril, clorin e água sanitária (a versão específica para essa finalidade) para higienizar o alimento.

Muitas das nossas orientações, nós recebemos de um engenheiro de segurança de alimentos, mas tudo isso está disponível na internet. Um exemplo é procurar mais dicas no site Vix, uma de nossas referências neste post.

Higiene na cozinha é essencial!
Higiene na cozinha é essencial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *